Como fazer a Averbação de tempo de serviço INSS
A averbação de tempo de serviço é ação necessário para todos que desejam obter a aposentadoria do INSS. Muitas pessoas que não conseguem receber a aposentadoria reclamam que isso aconteceu por não conseguirem averbar, ou seja, atestar o seu tempo de serviço nos períodos que não constam contribuições à Previdência.
Esse caso é muito comum, principalmente na vida de pessoas que antes eram empregadas, mas passaram a atuar como autônomas e pararam de contribuir para a Previdência. A seguir você obterá mais dados sobre a averbação e como fazê-la.

Formulários Solicitados pelo INSS
Averbação de tempo de serviço público municipal
O servidor público municipal que deseja fazer a averbação de seu tempo de serviço deve procurar o órgão de seu município responsável por isso e pedir instruções. Na maioria dos casos é preciso preencher um formulário com todos os seus dados, assiná-la e data-lo. Além disso, também é preciso apresentar uma certidão, expedido pelo órgão competente, constando o fim a que se destina, nome do cargo ou empregado, regime jurídica a que o empregado tenha se submetido, e outras informações.
Averbação de tempo de contribuição
Os demais contribuintes do INSS que devem fazer a averbação por tempo de contribuição devem efetuar o agendamento por meio do número 135. Depois deve fazer uma consulta no posto de atendimento, levando todos os documentos que comprovem o tempo de serviço. Depois o requerente deve solicitar no DRE uma declaração funcional para os fins de averbação, essa declaração deve ter uma validade de até 30 dias.
O INSS irá fornecer uma certidão e com esta, o requerente deverá dar entrada no DRE em um processo de averbação.
Averbação INSS consignado
A averbação é fundamental para que os aposentados consigam solicitar um empréstimo consignado em qualquer instituição financeira. A averbação consiste na aceitação da instituição responsável pela folha de pagamento. Por isso é fundamental efetuar a averbação, como falamos acima, no INSS antes de contratar um empréstimo.
Consulta certidão de tempo de contribuição
A Certidão de Tempo de Contribuição é um documento que pode ser emitido somente pelo servidor público efetivo, que efetuam recolhimentos previdenciários no Regime Próprio da Previdência Social. Para consultar a certidão é preciso acessar o site www.previdencia.gov.br, selecionar ‘Serviços do INSS’ e, em seguida, ‘Certidão de Tempo de Contribuição’.
Na página seguinte basta clicar em ‘Consultar Certidão’ e preencher os dados solicitados.
Averbação de tempo de serviço público federal
O servidor público federal pode solicitar a averbação de seu tempo de contribuição na SIAPE – Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – do Governo
Federal. Se a averbação for liberada, o indivíduo pode receber sua aposentadoria ou até mesmo investir no empréstimo consignado mencionado anteriormente.

Como fazer a Averbação de tempo de serviço INSS
Averbação tempo serviço militar INSS
Também é possível fazer a averbação de tempo de serviço militar no INSS. Vale ressaltar que a averbação é realizada juntamente com o pedido de um benefício, por isso o indivíduo deve esperar a liberação do documento que comprove seu tempo para usá-lo sempre que for pedir um benefício.
Se o cidadão perder o certificado de reservista, poderá solicitar um novo na unidade militar onde prestou serviço. O documento é gratuito e possui todas as informações necessárias, como o tempo que passou alistado.
Recomendados para você:
-
Incrível! Mulher Elimina Gordura pelas fezes e fica Irreconhecível!
-
O que as Celebridades Fazem para Manter os Cabelos Lindos e Fortes? CONFIRA
-
Mulher recuperou auto estima e eliminou os FOGACHOS!
-
Como calcular o índice previdenciário
-
INSS consulta Fortaleza, CE
-
Como Fazer o Cartão Cidadão
-
SEM LIMITES: Conheça a polêmica pílula que aumenta a inteligência!
-
A MENOPAUSA não atrapalha a minha vida amorosa. Veja como...
-
POLÊMICA! Mulher Descobre Capsula de Botox!
-
Veja qual é Melhor Aposentadoria por Tempo de Contribuição ou Idade
-
Novo Cálculo para Aposentadoria
-
como funciona o empréstimo pensionista Itaú?
-
Simone e Simaria Descobriram Como Manter A Pele Lisinha, Sem Rugas, Linhas de Expressão e Manchas! VEJA!