Como Pagar Inss Autônomo Retroativo
Aqueles contribuintes que estão em atraso com o INSS podem pagar as contribuições de uma maneira muito fácil. O autônomo retroativo, como é chamado, é quando o indivíduo já contribuiu com a Previdência em determinada época, mas parou e quer voltar.
Todo o procedimento pode ser feito através da Receita Federal e para conseguir pagar o retroativo, é necessário ter em mãos documentos que comprovem a remuneração naquele período, como notas fiscais. A Receita Federal é o órgão responsável por fazer o cálculo e emitir a Guia para o contribuinte arcar com os atrasos.
Como Pagar INSS Autônomo pela Internet
É possível efetuar o pagamento da sua GPS pela internet, através do site da Caixa Econômica Federal. Para poder efetuar o pagamento o contribuinte precisa ter uma conta no Internet Banking e uma assinatura eletrônica. Através desse aplicativo será realizada a sua contribuição para o INSS. Essa assinatura eletrônica pode ser obtida em uma das agências do banco.
Quando o contribuinte quiser pagar os atrasados, deverá seguir todo o procedimento descrito no início e poderá parcelar os valores retroativos em até 60 vezes e cada parcela não pode ter um valor menor que R$200. Todas as dúvidas referentes ao pagamento retroativo podem ser tiradas em uma unidade da Previdência Social ou indo diretamente a Receita Federal.
Contribuir na Condição de Autônomo para o INSS Possui a Licença Maternidade?
Muitas mulheres têm medo de começar a contribuir para o INSS como autônomas por não terem certeza se poderão solicitar a licença maternidade, mas isso está cada vez diminuindo mais.
O contribuinte individual, como passou a ser chamado, possui direito a todos os benefícios e auxílios oferecidos pelo INSS, incluindo a licença maternidade. Porém, para poder solicitar, é necessário estar efetuando os pagamentos há pelo menos 10 meses.

Consulta INSS (imagem: Divulgação)
Valor do INSS Autônomo
O valor que cada contribuinte individual vai pagar ao INSS irá depender do tipo de contribuição que o mesmo escolher e também do seu salário. O primeiro tipo de contribuição consiste no pagamento de 20% do que recebe ao órgão, ou seja, independente do seu salário, você terá que pagar 20% ao INSS. Nesse caso, além de ter acesso a todos os benefícios oferecidos, poderá escolher futuramente entre a aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade.
O segundo tipo de contribuição consiste no pagamento de 11% do salário mínimo ao INSS. Nesse caso, o valor a ser pago aumenta de acordo com o ajuste do salário mínimo e, ainda que tenha acesso a todos os benefícios, o contribuinte só poderá se aposentar por idade.

Previdência Social (Imagem: Divulgação)
Cada contribuição citada acima possui o seu próprio código e é necessário inseri-lo na sua GPS quando for preenchê-la. Quem quiser optar pela primeira forma de contribuição deverá inserir o código 1007 e quem optar pela segunda forma deverá inserir o código 1163. Ambos são referentes a condição de contribuinte individual do INSS, mas servem para distinguir o valor a ser pago mensalmente. Mais dúvidas podem ser consultadas no portal da Previdência Social.
INSS como pagar como autônomo
Pessoas que prestam serviços a pessoas físicas ou trabalham por conta própria também podem contribuir para a Previdência Social. Esse indivíduo se encaixa na categoria de contribuinte individual que trabalha de forma autônoma, portanto é um segurado autônomo da Previdência.
Pagar o INSS mesmo sem carteira assinada vale muito à pena, pois você estará garantindo os seus direitos: poderá solicitar qualquer auxílio e até mesmo se aposentar no futuro. A primeira contribuição tende a ser a mais complicada, já que envolve inscrição na Previdência e cálculo do valor a ser pago. A partir da segunda contribuição tudo já está definido e você só precisa preencher a guia.
Pagamento de INSS como autônomo
Para pagar o INSS de forma autônoma é preciso fazer a inscrição junto à Previdência Social. Todas as pessoas que contribuem para a Previdência possuem um cadastro no PIS – Programa de Integração Social; portanto caso você já tenha trabalhado com carteira assinada, há chances de já possuir esse cadastro. O PIS também é chamado de NIT e geralmente está presente em sua carteira de trabalho. Se encontra-lo significa que você já possui um cadastro e pode começar a preencher a GPS.
Se você não possui, deverá efetuar sua inscrição diretamente pelo site da Previdência na internet. Com esse cadastro você poderá começar a pagar o INSS como autônomo.
Como pagar a previdência social
Depois de efetuado o seu cadastro ainda há uma etapa: a escolha do tipo de contribuição. Todos aqueles inscritos como autônomos são contribuintes individuais, mas ainda precisam decidir entre as contribuições mais comuns, levando em conta o valor que desejam pagar mensalmente e os benefícios que querem ter direito no futuro.
Cada tipo de contribuição possui um código diferente que deve ser informado na GPS para que você possa efetuar o pagamento. Você pode ser um contribuinte individual que paga 20% do que recebe ou 11% do salário mínimo ou um contribuinte facultativo. No primeiro caso o contribuinte terá direito a todos os auxílios do INSS e às duas aposentadorias: por tempo e idade. Já no segundo caso, o contribuinte também terá direito a todos os auxílios, mas poderá se aposentar apenas por idade. Todos esses fatores devem ser levados em conta na hora de definir qual tipo de contribuinte você será e o valor que irá pagar.
Como Pagar Autonomia do inss
Atualmente, os brasileiros que trabalham por conta própria ou prestam serviços a terceiros (pessoa física), podem pagar o inss (Instituto Nacional do Seguro Social) de forma autônoma.
Nesse caso o pagamento é considerado um contribuinte individual, e terá um valor de pagamento diferente dos demais. É importante ressaltar que microempresários individuais não são encaixados nessa categoria.
Para pagar o INSS autônomo será necessário um cadastro no PIS/NIT, que pode ser feito através do site oficial da Previdência Social, ou também, pelo telefone da Previdência que fica disponível de segunda a sábado das 7 ás 22 horas.
Como Recolher o inss Autônomo
A diferença do INSS autônomo é que diferente dos demais, o autônomo paga por contra própria a contribuição. O pagamento pode ser realizado de duas formas. A primeira é uma opção menor, onde é abatido 11% do salário mínimo. Nesse caso o contribuinte poderá se aposentar apenas por idade.
Lembrando que esse tipo de aposentadoria deve respeitar a regra de idade mínima de 60 anos pra mulheres e 65 para homens. Além disso, é necessário ter, no mínimo, 15 anos de contribuição.
A segunda opção é abater 20% do salário mínimo. Nesse caso, poderá ocorrer a aposentadoria por tempo de contribuição, respeitando a regra de, no mínimo, 30 anos para mulheres e 35 para homens.
Ou seja, poderá utilizar a formula 85/95 (sancionada pela Ex Presidenta Dilma Rusself durante seu mandato, que diz que a soma da idade e do tempo de contribuição deve chegar a soma de 85 para mulheres e 95 para homens, originando o nome da formula) ou o fator previdenciário.
Como Pagar Autonomia
Para pagar o INSS autônomo, é necessário fazer o cadastro no PIS/NIT, através da página oficial da Previdência Social ou pelo contato no número 153. Depois disso basta o contribuinte gerar o boleto mensalmente e realizar o pagamento em qualquer casa lotérica da sua cidade.
Como Fazer Para Pagar inss Autônomo
Para efetuar o pagamento do INSS autônomo, é preciso imprimir o boleto da contribuição. Esse documento poder ser gerado na página oficial da Previdência Social mediante a criação do cadastro do autônomo (feito na página oficial da Previdência Social ou por telefone no número 153).
Lembrando que esse pagamento deve ser realizado mensalmente. Procure realizar o pagamento sempre em dia para que não seja gerado multas e juros em cima do valor da parcela do boleto.
INSS Como Autônomo
O trabalhador autônomo no país, hoje em dia, pode fazer sua contribuição por conta própria, podendo escolher a porcentagem abatida sobre o salário mínimo, sendo 11% ou 20%. Se for 11% o contribuinte terá aposentadoria apenas por idade, ou seja, a partir dos 60 anos para mulheres, e 65 anos para homens.
Se a forma escolhida for 20% poderá ocorrer aposentadoria por tempo de contribuição, sendo 30 anos para mulheres e 35 anos para homens. O valor também é diferente dos contribuintes não autônomos, e para tais possibilidades é necessário o cadastro no site oficial da Previdência Social.
Lembrando que é importante pagar mensalmente o valor das prestações, para evitar atrasos no pagamento, o que pode acarretar em juros e multas acrescentadas no valor da prestação atrasada.
Como Pagar Autonomia inss
O pagamento do INSS autônomo pode ser feito em qualquer lotérica do país ou no Banco do Brasil ou Caixa Federal.
Para isso, é necessário a apresentação do boleto gerado no cadastro da Previdência Social. Esse cadastro deve ser feito antes para a emissão dos boletos e pode ser feito no site online ou pelo telefone da Previdência 153 se segunda a sábado das 7H ás 22H horas.
Como começar a contribuir com o INSS
A GPS – Guia da Previdência Social – deve ser preenchida depois que você decidir o seu tipo de contribuição. Ela pode ser preenchida pela internet ou de forma manual, comprando-a em qualquer papelaria. Ao preencher a guia é necessária muita atenção para não errar na hora de passar as informações.
Quando a guia estiver totalmente preenchida, você deve pagá-la em algum banco ou casa lotérica. A data limite para pagamento é até o dia 15 do mês seguinte. Aqueles que pagarem depois desse período estão sujeitos a sofrer com multas e juros; quando isso ocorrer, é preciso acessar a calculadora de pagamentos em atraso da Previdência.

Como começar a contribuir com o INSS
Como pagar previdência autônomo
Você já aprendeu como pode pagar a Previdência Social sendo um autônomo, mas será que tem como pagar INSS autônomo retroativo, ou seja, parcelas atrasadas? Por exemplo, caso você tenha exercido alguma atividade como autônomo em um período anterior à inscrição no INSS e deseje fazer aquelas contribuições, efetuar os pagamentos atrasados, terá esse direito.
Entretanto, para que isso ocorra, é preciso apresentar na Previdência Social documentos que comprovem que você era autônomo já naquela época. São aceitas declarações de imposto de renda ou até mesmo recibos de prestação de serviços
Recomendados para você:
-
O que as Celebridades Fazem para Manter os Cabelos Lindos e Fortes? CONFIRA
-
A MENOPAUSA não atrapalha a minha vida amorosa. Veja como...
-
Mulher recuperou auto estima e eliminou os FOGACHOS!
-
Previdência Privada Resgate Antecipado
-
Valor do Seguro Desemprego
-
Previdências Social CAT
-
POLÊMICA! Mulher Descobre Capsula de Botox!
-
Simone e Simaria Descobriram Como Manter A Pele Lisinha, Sem Rugas, Linhas de Expressão e Manchas! VEJA!
-
SEM LIMITES: Conheça a polêmica pílula que aumenta a inteligência!
-
Como Investir em Previdência Privada ?
-
Concurso Prefeitura de Goiânia 2018
-
o que significa beneficio cessado?
-
Incrível! Mulher Elimina Gordura pelas fezes e fica Irreconhecível!