1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Empregada Doméstica INSS Atrasado

Não faz muito tempo que os empregados domésticos conquistaram os seus direitos perante à lei, possibilitando que recebam os mesmos benefícios que qualquer outro trabalhador. Agora os empregados domésticos recebem salário compatível com o mercado, têm direito à férias e 13º salário, além da contribuição para a Previdência Social, que parte é de responsabilidade do empregador. Assim como todos os outros trabalhadores, os empregados domésticos têm direito a uma carteira profissional assinada.

Se você é empregador e concede aos seus empregados todos os direitos, mas está com o INSS atrasado, poderá ver a seguir como efetuar o pagamento e emitir a segunda via.

Empregada Doméstica INSS Atrasado

Empregada Doméstica INSS Atrasado

Como pagar o INSS atrasado de Empregada Doméstica

Na categoria de empregados domésticos sem enquadram não somente as empregadas domésticas que cozinham, lavam, passam e cuidam da casa, mas também as faxineiras, os jardineiros, o mordomo, a copeira, a governanta e a arrumadeira. As dicas que passaremos a seguir são válidas para todos esses empregados, mas como a empregada doméstica é a mais comum, temos como exemplo essa categoria.

Manter os pagamentos de seus empregados em dia é fundamental para que todos saiam ganhando e ninguém tenha que ir brigar na justiça. Por isso, se você atrasou o pagamento da contribuição de sua empregada doméstica, veja a seguir como pode pagá-lo.

Empregada Doméstica INSS Atrasado

O primeiro passo para pagar o INSS atrasado de sua empregada doméstica é verificar se a mesma é registrada. Se ela ainda não for, o empregador deverá fazer isso e assinar a Carteira de Trabalho e Previdência Social. Em seguida, é preciso efetuar a inscrição da empregada no sistema da Previdência; isso pode ser feito pela internet ou em um posto de atendimento.

Se optar por ir pessoalmente, o empregador deve levar todos os seus documentos pessoais, assim como os documentos pessoais da empregada e sua carteira de trabalho. Se a empregada já é registrada, basta ir até o INSS e colocar os pagamentos em dia solicitando uma GPS com o valor.

Como retirar segunda via

O cálculo dos valores atrasados também pode ser feito pela internet, no site da Dataprev. No site é possível colocar o período atrasado de contribuições e assim calcular os juros, para chegar ao valor que deve ser pago.

É preciso acessar o site http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_cipost2.html para efetuar o cálculo. Ao acessar, selecione a sua categoria, informe o NIT do trabalhador ou o número do PIS/PASEP e clique em ‘Obter Dados Cadastrais’.

Extrato de Contribuições Inss Doméstica

Extrato de Contribuições Inss Doméstica

Depois de fazer o cálculo e esse passo a passo, será possível emitir a Guia da Previdência Social – GPS – com o valor atualizado para ser pago. Com a guia em mãos é preciso preencher os dados manualmente e depois ir efetuar os pagamentos.

Importância de manter os pagamentos em dia

Ao manter os pagamentos de sua empregada em dia, você garante que a mesma possa se aposentar no tempo certo e usufruir de inúmeros benefícios, como auxílio-doença ou salário-maternidade. Além disso, impede que problemas futuros surjam, como um processo na justiça por não ter cumprido o direito de seus empregados.

 

Recomendados para você: