INSS Salário Maternidade
O salário maternidade é um benefício pago à trabalhadora em caso de nascimento de um filho (vivo ou morto), de aborto não criminoso, de adoção ou de guarda judicial para fins de adoção.
Tem direito ao benefício de salário maternidade as mulheres que estejam desempregadas, mas ainda na condição de seguradas do INSS e as demais trabalhadoras seguradas.
INSS Salário Maternidade
No primeiro caso o pedido somente é possível a partir da data do parto. Para as demais empregadas o pedido pode ser realizado a partir de 28 dias antes do parto. Em caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção, o pedido somente será possível após a decisão judicial.
Como conseguir o Salário maternidade
A empregada deve solicitar o benefício diretamente na empresa em que trabalha. A exceção é nos casos de adoção ou guarda judicial para adoção, quando o pedido deve ser realizado ao INSS. Já as trabalhadoras do regime MEI (Microempreendedor Individual) e as demais trabalhadoras devem pedir o benefício sempre ao INSS.
Para o atendimento presencial do benefício, em uma das agências da Previdência Social, o agendamento é obrigatório.

Imagem:Divulgação
O agendamento deve ser solicitado pela Central de Atendimento do INSS no telefone 135, de segunda a sábado das 07h às 22h ou diretamente pela internet através do link http://www2.dataprev.gov.br/prevagenda.
No canal online, por meio da página da Previdência Social, http://portal.dataprev.gov.br/, também é possível fazer o pedido de salário-maternidade. No entanto, a solicitação só pode ser feita para a empregada (apenas nos casos de adoção ou guarda judicial para fins de adoção), empregada doméstica, contribuinte individual e facultativa. É preciso preencher o formulário com os seus dados e enviar os documentos solicitados à Previdência Social pelos Correios.
Requerimento Auxílio Maternidade Desempregada
Ao contrário do que alguns pensam, as mulheres que estão desempregadas também podem solicitar o benefício. Para isso, é necessário que seja comprovado que a pessoa contribui mensalmente para o INSS.
A solicitação do salário-maternidade pode ser realizada pela internet, através desse link (https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/). Mas se você preferir pode comparecer pessoalmente em uma agência do INSS. O agendamento dessa visita pode ser realizado pessoalmente em uma agência do INSS, por telefone através do 135 ou, se preferir, pelo site oficial.
Cálculo Salário Maternidade
O cálculo do salário-maternidade é feito automaticamente através do sistema do INSS já está programado de acordo a legislação. A seguir vamos explicar como fica o valor do salário-maternidade de acordo com a Lei.
– Empregada ou trabalhadora avulsa: A Lei determina que o benefício tenha o mesmo valor da remuneração de um mês de trabalho.
– Empregada doméstica: Mesmo valor do último salário de contribuição.
– Segurado Especial: 1 salário mínimo.
Salário Maternidade Desempregada Quantas Parcelas
A duração do benefício não é medido pela categoria, mas sim pelo tipo de evento que deu origem ao benefício, em outras palavras, vai depender do parto, aborto ou adoção. Entenda: A duração o benefício de 120 dias ocorre em casos de parto, adoção ou guarda judicial e natimorto. Para os casos de aborto espontâneo ou previstos em lei a duração do benefício dura 14 dias.
Consulta Salário Maternidade
Assim como qualquer outro benefício do INSS, existem várias formas de você realizar a Consulta Salário Maternidade. A primeira opção é através do aplicativo “Meu INSS”. Para isso basta baixar o aplicativo, realizar o seu cadastro pessoal e consultar o saldo.
A segunda opção é através do site do INSS e o processo é basicamente o mesmo do aplicativo. Abra o site na aba de Consulta Salário Maternidade, realize o seu cadastro e faça login no sistema para fazer a consulta do saldo. Se preferir, existe ainda uma terceira opção. É possível comparecer pessoalmente em uma das agências do INSS para realizar a Consulta Salário Maternidade. Confira no site qual a mais próxima de você.
Salário Maternidade Até 5 Anos de Idade
Para receber o salário-maternidade é necessário fazer a comprovação com alguns documentos da mãe ou pai e da criança. Acontece que depois que a criança nasce os pais querem mais é aproveitar o recém-nascido, não é mesmo?
Por isso, o INSS tem um prazo bem extenso para que o responsável dê encaminhamento ao pedido do salário-maternidade. O prazo para solicitar o benefício é de até 5 anos após o nascimento do bebê. Mas se organize e não deixe tudo para a última hora. Assim você não corre o risco de perder o prazo.
Quem Nunca Trabalhou tem Direito ao Auxílio Maternidade
Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que nunca trabalharam. É comum vermos informações equivocadas sobre este assunto, mas fique tranquilo que nós vamos te contar o que acontece de fato nesse caso.

Imagem:Divulgação
Sim, as pessoas que nunca trabalharam direito ao auxílio maternidade desde que tenham já tenham contribuído, no mínimo, 12 meses para o INSS.
Salário Maternidade Desempregada Valor
Para calcular o valor do salário-maternidade é bem simples. Você vai somar o valor contribuído nos últimos seis meses, dividir por 6 e chegar ao valor que vai receber como salário-maternidade.
Principais Requisitos
Para ter direito ao benefício a trabalhadora deve atender, na data do parto, aborto ou adoção, aos seguintes requisitos:
- Quantidade de contribuições (carência)
- 10 contribuições: para a trabalhadora contribuinte individual, facultativa e segurada especial
- Isento: para as empregadas no regime (MEI), empregada doméstica e trabalhadora avulsa (que estejam em atividade na data do afastamento, parto, adoção ou guarda para fins de adoção)
- Para as desempregadas: é necessário comprovar que é segurada do INSS e, de acordo com o caso, cumprir a quantidade mínima de contribuições necessárias.
A duração do salário-maternidade depende da origem do pedido:
- 120 dias no caso de parto
- 120 dias no caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção independentemente da idade do adotado que deverá ter no máximo 12 anos de idade
- 120 dias, no caso de natimorto
- 14 dias, no caso de aborto espontâneo ou previsto em lei (estupro ou risco de vida para a mãe), a critério médico;
O valor do salário-maternidade para a segurada empregada consiste numa renda mensal igual à sua remuneração integral. O salário maternidade não poderá ser acumulado com outros benefícios previdenciários.
Documentos Necessários
Para ser atendida nas agências do INSS, a segurada deve apresentar um documento de identificação com foto e o número do CPF. Para a trabalhadora desempregada é obrigatório apresentar a certidão de nascimento (vivo ou morto) do dependente.

Imagem:Divulgação
A trabalhadora que se afasta 28 dias antes do parto é necessário o atestado médico original, específico para gestante. Para os casos de guarda, o documento a ser apresentado é o Termo de Guarda com a indicação de que a guarda destina-se para adoção. Em caso de adoção, deve apresentar a nova certidão de nascimento expedida após a decisão judicial.
Calculo salario maternidade
A empregada ou trabalhadora avulsa que solicitar o benefício deverá receber o mesmo valor de seu salário integral, equivalente a um mês de trabalho. No caso de contribuinte individual ou facultativa ou desempregada, o valor pode não chegar a um salário mínimo, mas para isso a mulher deve ter feito contribuições nos últimos 15 meses no valor do salário mínimo. Desse valor, o INSS soma a contribuição dos últimos 12 meses e a mulher irá receber 1/12 avos.
Consulta salario maternidade
Caso você tenha solicitado o salário maternidade e deseja saber como anda o pedido, pode efetuar a consulta salario maternidade e a situação de benefício, através do link: https://sipa.inss.gov.br/consulta-salario-maternidade. Informe o número do benefício que lhe foi informado pelo atendente, em seguida o seu nome, CPF e data de nascimento. Caso o status do pedido mostre “deferido”, significa que ele foi concedido.
Salario maternidade desempregada valor
A segurada da Previdência Social que for desempregada e deseja solicitar o benefício, irá receber 1/12 avos da soma das suas últimas 12 contribuições. Ou seja, a Previdência Social irá somar o valor de suas contribuições no último ano e você irá receber 1/12 avos dessa soma. Lembrando que para ter direito é fundamental ter contribuído pelo menos nos últimos 15 meses.
Salario maternidade desempregada quantas parcelas
A duração do benefício, ou seja, a quantia de parcelas, dependerá exclusivamente do evento que deu origem ao benefício. No caso de parto, o benefício dura 120 dias, ou seja, a mulher receberá 4 parcelas. O mesmo é válido no caso de adoção ou guarda judicial, desde que a criança tenha até 12 anos. Os mesmos 120 dias são válidos para os casos de natimorto. No caso de aborto espontâneo ou previsto em lei, o benefício tem duração de 14 dias.
Salario maternidade rural
A trabalhadora especial que desejar solicitar o salário-maternidade precisará preencher alguns requisitos. O principal deles é comprovar no mínimo 10 meses de atividade rural, não precisando ser de forma contínua. Além disso, é preciso ter 16 anos completos e comprovar os 10 meses de carência após os 16 anos, mas antes da criança nascer. A segurada rural tem até cinco anos após o nascimento da criança para solicitar o benefício.
Auxilio maternidade 2018
O auxílio-maternidade ajuda muitas mulheres todos os anos a lidarem com os primeiros dias de seu bebê de forma tranquila. No caso de parto, é possível solicitar o benefício a partir de 28 dias antes do mesmo, no caso de empregadas e demais seguradas. Apenas no caso de desempregadas que o benefício deve ser solicitado a partir do parto.
Salario maternidade 2018
No caso de adoção, todas as mulheres seguradas estão aptas a solicitarem, podendo fazer direto no INSS, a partir da adoção ou guarda. Para comprovar é preciso apresentar o termo de guarda ou uma certidão de nascimento nova.
Agendamento salario maternidade
É possível solicitar o salário-maternidade pela internet, diretamente através do site https://portal.inss.gov.br/informacoes/salario-maternidade/. Basta clicar em “Pedir pela internet” e preencher os campos com seus dados.
O salário maternidade é um direito de toda a mulher que contribuiu pelo menos com 10 meses de INSS, é possível ser solicitado em casos de parto, adoção e aborto não criminoso, podendo estar a assegurada trabalhando ou na condição de desempregada. O valor a ser recebido pode variar de acordo com a condição gestante ou adotante, variando de 14 dias para condições de aborto espontâneo, 120 dias para natimorto e para condições de 120 dias para adoção ou parto.
Para realizar o pedido de salário maternidade basta acessar https://www.inss.gov.br, ir até o ícone, “salário Maternidade”, e em seguida “Pedir”, após isso é necessário preencher login e senha, ou então procurar uma agência INSS mais próxima a você.
Consulta Salário Maternidade Previdência
O valor calculado do salário maternidade é a soma das ultimas contribuições, 10 meses dividido por 1/12 , que resultará no valor a ser recebido de salário maternidade. Para consultar basta acessar o site https://www.inss.gov.br ir até a aba benefícios clicar em salário maternidade, que irá abrir a tela “Meu INSS” nesta tela será possível realizar o cadastro através de seu CPF e login para consulta e solicitações de salário maternidade.
Consulta Salário Maternidade pelo Número do Benefício
A consulta também pode ser realizada através do número de benefício que pode ser o PIS/PASEP ou uma outra sequencia de 11 dígitos registrados em sua carteira de trabalho, muitas vezes esses números não são informados ao constituinte, mas a consulta poder ser feita través do 135 ou diretamente no site https://www.inss.gov.br ou http://www.dataprev.gov.br/.
Consulta Salário Maternidade CPF
A consulta do benefício pode ser feita através da internet com o numero de registro, CPF, data de nascimento login e senha , para realizar a consulta do salário maternidade pelo CPF, basta acessar o site https://www.inss.gov.br ir até a aba “MEU INSS” realizar login e senha através mais o numero do CPF e realizar a consulta, assim como solicitação de pedidos.
Consulta Salário Maternidade Extrato
O extrato de pagamento de benefício do salário maternidade pode ser acessado através do site da Previdência Social, digitando o número do benefício, nome do beneficiário, data de nascimento e ou CPF.
Depois disso é necessário ir até a aba “Extrato de pagamento de benefícios” , emitir extrato , selecionar salário maternidade e pronto ou qualquer outro item que deseje. Através deste portal https://www.inss.gov.br ainda é possível realizar consultas sobre o andamento do processo de solicitação de salário maternidade, resultado de perícias e muito mais.
Recomendados para você:
-
O que as Celebridades Fazem para Manter os Cabelos Lindos e Fortes? CONFIRA
-
POLÊMICA! Mulher Descobre Capsula de Botox!
-
A MENOPAUSA não atrapalha a minha vida amorosa. Veja como...
-
Cadastramento de Declaração de Cárcere
-
Veja Como a Reforma Muda a Aposentadoria do Servidor
-
Previdências Social INSS
-
Incrível! Mulher Elimina Gordura pelas fezes e fica Irreconhecível!
-
SEM LIMITES: Conheça a polêmica pílula que aumenta a inteligência!
-
Mulher recuperou auto estima e eliminou os FOGACHOS!
-
Como Conseguir o Número do NIT - Como Fazer
-
Aposentadoria Especial do Autônomo e Empresario
-
Reforma da Previdência - Governadores Negociaram PEC Suplementar
-
Simone e Simaria Descobriram Como Manter A Pele Lisinha, Sem Rugas, Linhas de Expressão e Manchas! VEJA!