1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que cobre um seguro de vida?

Se a sua dúvida é o que cobre um seguro de vida nós vamos te ajudar a entender melhor o mecanismo desse sistema. O seguro de vida trata-se de uma apólice que o contratante paga mensalmente com a finalidade de contemplar seus familiares, conjugues ou até alguém sem grau de parentesco que ele tenha muito apresso.

O que é um seguro de vida?

Muitos só fazem o seguro de vida para ajudar as pessoas que dependem dele financeiramente. Isso porque em caso de morte do provedor da família existe um grande desamparo financeiro que deve ser suprido. Fora que enterrar uma pessoa custa muito caro e nem sempre sem a ajuda de um seguro os familiares tem condição de fazer isso.

Algumas seguradoras atrelam o seguro de vida com serviços, como por exemplo, assistência médica de qualidade, auxílio com cadeira de rodas e muletas em caso de doença e até resgate de parte do valor para ajudar no tratamento de doenças consideradas sem cura, como AIDS, por exemplo. No entanto, para saber os seus benefícios é necessário ler atentamente o contrato antes de finalizar a aquisição do seu seguro.

Seguros de Vida

Seguros de Vida. Imagem:divulgação

Principais coberturas de um seguro de vida

Como já dissemos a cobertura de um seguro de vida varia muito, mas alguns pontos são muito comuns entre as empresas que vendem esse produto. Confira a seguir as principais coberturas de um seguro:

  • Morte

A cobertura de um seguro por morte deve pagar aos beneficiários o capital segurado (chamado de indenização) que é definida junto a apólice, no caso da morte do segurado (natural ou acidental). A morte acidental pode ter um valor de apólice e a natural outro.

O contrato do seu seguro de vida pode trazer diferenças entre as coberturas os critérios de básicos e adicionais, sendo que o seguro precisa ter em seu contrato pelo menos uma das coberturas básicas de morte natural ou acidental.

seguro de vida

Seguro de Vida. Imagem:divulgação

Mas você pode se deparar com seguradoras que ofertam planos básicos ou adicionais de seguros separados por categorias. Nesse caso a pessoa pode contratar um seguro somente por morte em acidente ou morte natural, por exemplo.

Outro ponto essencial nesses casos é o segurado prestar atenção no que é necessário apresentar para receber o seguro. A pessoa, no momento de desespero, pode não se atentar nos documentos e prazos e pode acabar perdendo o direito do seguro.

Acesse e saiba mais informações: 8 Melhores Planos de Previdência

  • Morte por acidente

No caso de seguros por mortes em acidentes é muito comum que as empresas façam para os seus funcionários que atuam em situações de risco. Isso acaba sendo mais um benefícios, assim como, convênio médico, vale-alimentação e vale-transporte. Também é válido ler o contrato do seguro e identificar se ele cobre todos os acidentes ou se é somente o acidente ligado a profissão, por exemplo.

Mais coberturas habituais na maioria dosseguros:

  • Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA)
  • Invalidez permanente total por acidente (IPTA)
  • Invalidez Permanente por Acidente Majorada (IPAM)
  • Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD)
  • Invalidez Laborativa Permanente Total por Doença (ILPD)
  • Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas (DMHO)
  • Diárias de Incapacidade Temporária (DIT)
  • Diárias por Internação Hospitalar (DIH)
  • Doenças Graves (DG)
O que cobre um seguro de vida

O que cobre um seguro de vida? Imagem:divulgação

Seguros em casos especiais

Também existem modalidades especiais de seguros que uma pessoa pode contratar, como por exemplo, o seguro viagem, que te dá um valor para ser gasto em casos de imprevistos com doenças e até extravio de bagagem. Você pode encontrar também o seguro habitacional, educacional e prestamista. Fora esses seguros existe o popular seguro de carro que é bem simples de ser contratado.

Recomendados para você: