1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Plano de Aposentadoria Privada Compensa?

Muitas pessoas se preocupam com a aposentadoria e aplicar na previdência privada pode ser um investimento interessante ao visualizar os retornos projetados e as reduções de impostos.

O que é aposentadoria privada?

A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que complementa a previdência pública. A aplicação em Previdência Privada pode fornecer ao investidor complementação de renda na aposentadoria ou então o resgate (no futuro) de todo o valor poupado.

Por isso ela é importante, pois somente na previdência privada é possível imaginar uma aposentadoria com o mesmo salário ou maior do que o contribuinte ganhava quando trabalhava.

Benefícios e Vantagens

Há muitos benefícios e vantagens em fazer uma previdência privada, principalmente se o investidor for jovem. Quanto mais cedo começar o investimento, menor será o esforço mensal de poupança para atingir uma aposentadoria confortável no futuro.

Acesse e saiba mais informações: Nova Fórmula para Aposentadoria INSS

Como Funciona a Previdência Privada

Nos planos de previdência privada é possível escolher o valor da contribuição e a periodicidade em que ela será feita. Quando o contribuinte for usar o dinheiro, o montante a ser recebido será proporcional ao contribuído.

Existem dois tipos de planos, o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). O primeiro é recomendado para pessoas com renda mais alta, pois o valor pago ao plano pode ser abatido no Imposto de Renda, desde que represente até 12% da renda bruta anual. No entanto, quando o dinheiro é sacado, o imposto pago é referente ao total que havia no fundo.

Previdencia privada

Plano de Aposentadoria Privada Compensa?. Imagem:divulgação

No VGBL o valor pago não pode ser abatido no Imposto de Renda. Porém, quando há saque, o imposto cobrado é referente apenas ao que o dinheiro investido rendeu. Esse plano é indicado para pessoas com renda menor e que, por isso, são isentas ou declaram imposto nos formulários simplificados.

Esse serviço é autorizado e fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do Governo Federal. As entidades que estão habilitadas a realizar planos de previdência privada devem ser credenciadas ao Susep.

Acesse e saiba mais informações: Existe Limite para uso do FGTS?

Como Escolher um Bom Plano

Qualquer pessoa pode iniciar um plano de previdência privada, não há idade mínima nem necessidade de comprovação de renda.

No momento em que é escolhido um plano, é importante também estar atento à forma de cobrança de impostos, existindo duas formas de tributação. Uma é a tabela regressiva, que favorece o resgate do dinheiro de uma só vez.

previdencia privada

Plano de Aposentadoria Privada Compensa? Imagem:divulgação

A outra forma é a tabela de impostos progressiva, indicada para quem quer receber a quantia investida em forma de parcelas mensais.

Onde fazer

Os planos de previdência privada podem ser feitos diretamente nos bancos em que o correntista tem conta ou em entidades credenciadas ao Susep, habilitadas a realizar planos de previdência privada.

Recomendados para você: