1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (704 votos, média: 0,00 de 5)
Loading...

Previdência Privada ou Social

Previdência Social é aquela referente ao benefício pago pelo INSS aos trabalhadores. Ela funciona como um seguro controlado pelo governo, garantindo que o trabalhador continue a receber uma renda quando se aposentar, mas que também não fique desamparado em caso de gravidez, acidente ou doença.

Já a Previdência Privada, como o próprio nome sugere, é uma opção do indivíduo. Também chamada de Previdência Complementar, ela estabelece a formação de uma reserva a ser usada tanto para complementar a renda recebida pelo INSS,  quanto para realizar um projeto de vida, como  o pagamento da faculdade dos filhos ou investir em um negócio próprio.

Na Previdência Social, todos os trabalhadores contribuem para fomentar a renda daqueles que irão se aposentar; é o chamado regime de repartição simples. Na Previdência Privada, a formação da reserva é individual e o beneficiário recebe no final todo o saldo acumulado ao longo do tempo.

Previdência Privada ou Social

Previdência Privada ou Social

De onde vem o dinheiro para sustentar a previdência pública? A arrecadação que a previdência pública possui tem origem distribuída, da seguinte forma:

Empresas 62,73%

Empregados 26,68%

Contribuinte Individual 4,51%

Trabalhador doméstico 0,91%

Microempreendedor individual 0,36%

Segurado facultativo 0,25%

Segurado especial 0,02%

Trabalhador rural 0,01%

Demais receitas 4,56%

Previdência Privada

 A previdência privada é um investimento, como uma poupança, mas que tem a finalidade de ser um complemento da aposentadoria já que a Previdência Social o INSS, não garante uma aposentadoria com um bom salário.

Pensando que hoje sua renda tem que garantir, por exemplo, as parcelas do financiamento da casa, os estudos dos filhos, além das despesas básicas, quando for aposentar em média com 65 anos, já não terá essas despesas então sua renda pode ser até 70% do que recebia.

 Previdência Pública no Brasil

No Brasil, a Previdência Social é um direito social, previsto no art. 6º da Constituição Federal de 1988 entre os Direitos e Garantias Fundamentais, que garante renda não inferior ao salário mínimo ao trabalhador e a sua família nas seguintes situações, previstas no art. nº 201 da Carta Magna:

I – cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada;
II – proteção à maternidade, especialmente à gestante;
III – proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;
IV – salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;
V – pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.

Previdência Social: Vantagens e Desvantagens

Todas as pessoas que exercem atividade remunerada precisam contribuir para a Previdência Social, não só para ter direito a se aposentar, mas também para ter acesso a uma série de outros benefícios que visam a garantir o bem-estar dos trabalhadores e de suas famílias nas horas mais difíceis em termos financeiros. Alguns desses benefícios, como o salário-maternidade, não são garantidos por planos privados de previdência.

 

Previdência Social

Previdência Social

Trabalhadores de carteira assinada e alguns prestadores de serviço não têm como escapar da contribuição, pois o desconto é efetuado na folha de pagamento pelo empregador.

A mordida mensal pode parecer alta demais em relação ao baixo valor dos benefícios garantidos, o que pode levar profissionais que devem se dispor a contribuir a preferir fugir da contribuição para montar seu próprio plano de previdência privada. Isso equivale, porém, a cair na informalidade e perder o direito a qualquer benefício, o que pode não ser muito interessante.

Os especialistas lembram que os profissionais que não têm carteira assinada podem se beneficiar da flexibilidade que a Previdência Social lhes garante.

“É melhor contribuir com o mínimo possível, para garantir os benefícios e uma renda segura lá na frente, e investir paralelamente em previdência privada”, aconselha. (Entenda o funcionamento dessa regra no item “Categorias de segurados”).

 

 

 

Recomendados para você: