Previdência Social
A Previdência Social funciona como um seguro para a pessoa que contribuiu durante toda a vida com o órgão e agora não pode mais exercer suas funções seja por idade, doença ou invalidez. Para ter direito a esse seguro, o trabalhador deve pagar uma contribuição mensal durante determinado tempo para o INSS.
O tempo da contribuição varia muito do tipo de aposentadoria escolhido, logo falaremos sobre eles. O INSS recebe as contribuições e guarda todo o valor para pagar ao contribuinte quando ele para de trabalhar e se aposenta. O seguro recebido passa a ser o único sustento do contribuinte.
Como Funciona o Pagamento da Previdência Social?
Os funcionários de empresas não precisam se preocupar com a contribuição: a empresa é a responsável por descontar todos os meses a quantia referente a contribuição do funcionário. Já se você é um autônomo, deve ir até uma agência do INSS, se cadastrar e realizar o pagamento através de carnês.
Além dos carnês você pode realizar o pagamento com o Guia da Previdência Social e os dois podem ser impressos no site da Previdência ou comprados em papelarias.

Previdência Social (Imagem: Divulgação)
O pagamento das mensalidades pode ser feito em agências bancárias e em casas lotéricas. O não pagamento desse valor acarreta problemas na aposentadoria, pois vai faltar tempo de contribuição para se aposentar.
Certidão Negativa de Débito
A Certidão Negativa de Débito do INSS ou simplesmente CND é um documento que comprova a regularidade do sujeito passivo em relação às contribuições previdenciárias e às contribuições devidas a terceiros, incluindo as inscrições em Dívida Ativa do INSS.
Esse documento é expedido pela Secretaria Federal do Brasil enquanto a Declaração de Regularidade de Situação de Contribuinte Individual pode ser adquirida através do INSS. Você consegue emitir a CND automaticamente se não tiver nenhuma pendência registrada em seu nome. Para solicitar a CND você deve acessar o site oficial e seguir todas as instruções.
Acesse e saiba mais informações: INSS Consulta Situação do Benefício
Extratos do INSS
O contribuinte ou aposentado consegue através da internet consultar vários extratos do INSS, inclusive o Extrato de Pagamentos. Acesse o site do oficial do DATAPREV informe o número do seu benefício, sua data de nascimento, nome e CPF. Logo depois digite as letras e os números para confirmar e você terá acesso aos últimos extratos referentes ao seu pagamento.
É possível também consultar o Extrato para o Imposto de Renda, selecione o ano de sua preferência, informe o número do seu benefício, seu nome, sua data de nascimento e o seu CPF. Confirme as letras e números para ter acesso ao extrato.
Portais dos Servidores da Previdência Social
Todo estado possui o seu portal do servidor com diversos serviços online. Aqui você verá os principais sites dos principais estados brasileiros:
– Amazonas: http://www.portaldoservidor.am.gov.br/ – Pernambuco: http://www.portaldoservidor.pe.gov.br/ – Bahia: http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/ – Rio de Janeiro: http://www.servidor.rj.gov.br/ – Paraná: http://www.portaldoservidor.pr.gov.br/ – Santa Catarina: http://www.portaldoservidor.sc.gov.br/

Extratos do INSS. Imagem:divulgação
Tipos de Aposentadoria:
Aposentadoria Especial
A aposentadoria especial é indicada para aquelas pessoas que trabalham em condições prejudiciais à saúde, como excesso de barulho ou manipulação de produtos tóxicos. Para conseguir ter direito a essa aposentadoria, o trabalhador tem que comprovar o tempo de trabalho e a efetiva exposição a essas condições prejudiciais pelo período exigido. O período pode variar entre 15, 20 e 25 anos, dependendo do tipo de trabalho exercido.
A comprovação das condições prejudiciais é feita através de um formulário do PPP que deve ser preenchido pela empresa com base em Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho, expedido por médico ou engenheiro de segurança do trabalho.
Acesse e saiba mais informações: CND INSS – Emissão de Certidão Negativa INSS
Aposentadoria por Idade
Essa é uma das aposentadorias mais usadas e ela exige uma idade mínima de 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres. Já os trabalhadores rurais têm o direito de solicitar a aposentadoria um pouco antes: 60 anos para os homens e 55 para as mulheres. Para conseguir se aposentar por esse tipo de contribuição é necessário que contribua no mínimo 15 anos para o INSS.
Aposentadoria por Invalidez
Essa aposentadoria pode ser adquirida por pessoas que, por doença ou acidente, não são mais capazes de realizar as suas tarefas no trabalho perante um médico da Previdência Social. Mas atenção, não terá direito a aposentadoria por invalidez quem já tiver uma doença que daria o benefício ao se filiar com a Previdência.
Quem receber o benefício terá que passar por consultas com médicos do INSS a cada dois anos ou o recebimento do benefício poderá ser suspenso.

Aposentadoria por Invalidez. Imagem:Divulgação
Aposentadoria por Tempo de Contribuição
Esse tipo de aposentadoria pode ser integral ou proporcional e isso depende muito com o valor e o tempo de contribuição. Quem quiser ter direito à aposentadoria integral deverá contribuir pelo menos 35 anos com o INSS no caso dos homens e 30 anos no caso das mulheres.
Já para conseguir a aposentadoria proporcional o trabalhador deverá ter tempo de contribuição e uma idade mínima. Com a nova regra do 85/95, você deve somar a sua idade com o tempo de contribuição e o resultado deverá dar 85 para as mulheres e 95 para os homens. Esse valor irá aumentar gradativamente e você deve ficar atento às mudanças para poder ter o seu benefício quando quiser.
Acesse e saiba mais informações: INSS – Auxilio doença

Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Imagem:Divulgação
Quem Pode se Aposentar?
Empregados no geral como trabalhadores com carteira assinada, trabalhadores temporários, pessoas que prestam serviços a órgãos públicos, brasileiros que possuem empresas no exterior, governanta, enfermeiro, jardineiro, motorista, caseiro, empregada doméstica, trabalhadores avulsos que são contratados por sindicatos como estivador e carregador.
Há também a categoria para os contribuintes individuais que engloba pessoas que trabalham por conta própria e pessoas que oferecem serviços a empresas sem vínculo de trabalho. Nessa categoria se encaixam os síndicos remunerados, motoristas de táxi, vendedores ambulantes, diaristas, pintores, eletricistas, entre outros.
Além disso, há os segurados especiais e os segurados facultativos. Na primeira categoria se encaixam os pescadores, trabalhadores rurais e índios. Na segunda categoria estão as pessoas com mais de 16 anos que não possuem renda própria, mas mesmo assim contribuem para a Previdência Social.
Qual o Valor da Contribuição?
Para cada tipo de trabalhador é um valor diferente. Os trabalhadores com carteira assinada pagam um valo referente ao seu salário. Dessa forma, quanto maior for o salário, maior será o valor a contribuir com a Previdência Social.
Os trabalhadores autônomos podem escolher entre duas opções: pagar 11% do salário mínimo ou pagar 20% do salário que recebem. Quanto maior for o desconto, maiores serão as vantagens. Quando o desconto é de 20% o trabalhador tem direito a se aposentar por tempo de contribuição ou de serviço. Quando o desconto é de 11% o trabalhador só poderá se aposentar quando tiver idade e tempo de contribuição suficientes para a aposentadoria.
Como Solicitar a Aposentadoria?
Para dar entrada no seu processo de aposentadoria você deve ir até uma agência do INSS com documentos em mãos. Os documentos variam de acordo com o tipo de aposentadoria desejada. É possível fazer agendamentos pelo site da Previdência Social ou pelo telefone 135 de segunda a sábado.
Acesse e saiba mais informações: Saiba como Funciona a Aposentadoria Proporcional

Aposentadoria. Imagem:Divulgação
Importância da Aposentadoria!
A aposentadoria foi criada com o objetivo de proporcionar ao cidadão, quando chegar a idade de 65 anos ou quando não puder mais trabalhar ter um salário digno para se manter até o final da sua vida.
No entanto, com o passar dos anos a aposentadoria foi sendo mudada através de novos dispositivos de lei afunilando cada vez mais as possibilidades de aposentadoria. Hoje em dia é comum ver pessoas que se aposentam continuarem trabalhando e recebendo um salário para poder complementar a aposentadoria.
O INSS permite que o trabalhador aposentado continue trabalhando e descontando para o INSS, mesmo aposentado. Dessa forma empresas que funcionários se aposentam, podem continuar trabalhando sob nova perspectiva. Trabalhar com registro em Carteira é fundamental para que os trabalhadores possam ter o direito a aposentadoria, bem como todos os benefícios que lhes são cabíveis dentro da lei.
Aposentadoria, um Direito do Trabalhador Registrado!
Todo trabalhador registrado com Carteira de Trabalho assinada que desconta INSS tem o direito de se aposentar, seja por idade, por tempo de serviço ou por invalidez.
Milhões de brasileiros, hoje vivem da aposentadoria, porém nem sempre ela é o suficiente para poder ter qualidade de vida, pois o valor da aposentadoria é muito inferior às necessidades da maioria dos cidadãos brasileiros que vivem com uma aposentadoria de um salário mínimo.
Com o aumento do salário mínimo deu uma melhorada para quem ganha o salário base, mas para quem ganha mais que um salário o aumento já não é o mesmo, portanto o valor da aposentadoria vai defasando.
A ideia é que com o passar dos anos todos os aposentados ganhem um salário mínimo. Para ter um salário melhor na sua aposentadoria muitas pessoas optam por fazer um plano de aposentadoria privada de forma a complementar a renda quando se aposentar.
www previdencia social INSS
O site da Previdência Social (http://www.previdencia.gov.br/ ) possui centenas de informações úteis para os segurados, aposentados e pessoas que desejam começar a contribuir com o órgão.
É um local onde você deve ir caso deseje buscar informações sobre as aposentadorias e auxílios, além de conhecer mais sobre os tipos de contribuições e como se tornar um segurado. Diversos serviços do INSS são disponibilizados pelo site, portanto acesse e tire todas as suas dúvidas.
Previdência Privada INSS
A Previdência Privada é um serviço oferecido pelas instituições financeiras e órgãos privados. Consiste no cidadão pagar mensalmente uma quantia que irá ficar guardada em uma conta. No ato da contratação o cidadão pode decidir quando deseja receber a quantia acumulada, além de poder escolher se quer receber tudo de uma vez ou em parcelas, assim como a aposentadoria.
O objetivo da Previdência Privada é agir como um complemento da renda obtida em sua aposentadoria do INSS, de modo a possibilitar que o cidadão continue mantendo o seu padrão de vida.
Previdência INSS Aposentadoria
O INSS é o órgão responsável por pagar todas as aposentadorias e auxílios da Previdência. É ele quem recebe as contribuições dos segurados e efetua os pagamentos de todos os aposentados e pensionistas.
Todas aquelas pessoas que desejam se aposentar devem se dirigir a uma unidade do INSS com seus documentos em mãos, incluindo todos os carnês de contribuição e documentos que comprovem os pagamentos. O atendente dará entrada no processo de aposentadoria e tudo poderá ser acompanhado pela internet.
www previdência Social Aposentadoria
No site da Previdência Social é possível saber tudo sobre as aposentadorias disponíveis ao cidadão. Basta que o cidadão acesse a parte de “Todos os Benefícios” no site e escolha um dos tipos de aposentadorias disponíveis para saber mais.
As aposentadorias disponíveis são as seguintes: por idade, por idade da pessoa com deficiência, por tempo de contribuição, por tempo de contribuição da pessoa com deficiência, por tempo de contribuição do professor, por invalidez e especial por tempo de contribuição.
Previdência Social do INSS
Contribuindo para a Previdência Social você está garantindo todos os seus direitos trabalhistas. Mesmo pessoas que trabalham por conta própria e não têm carteira assinada podem contribuir, e garantir assim o seu acesso a todos os auxílios e aposentadorias.
De acordo com o seu tipo de contribuição é possível solicitar todos os auxílios e os dois tipos mais comuns de aposentadoria: por idade e tempo de contribuição. Em casos específicos é possível solicitar somente a aposentadoria por idade.
INSS e Previdência Social
O INSS e a Previdência Social trabalham juntos para entregar ao cidadão brasileiro um serviço de qualidade. Uma prova disso é que cada vez mais os serviços estão sendo disponibilizados online, de forma intuitiva e fácil de se acessar, como é o caso do aplicativo MEU INSS.
Agora você não precisa mais sair de casa para conferir o extrato de pagamentos, acessar o seu CNIS ou agendar uma consulta: tudo pode ser feito através do seu celular ou computador.
INSS Social
As unidades do INSS estão espalhadas por todas as regiões brasileiras para atender àqueles que necessitam realizar uma perícia, solicitar uma aposentadoria ou ser atendido para outro tipo de serviço.
No site da Previdência Social você encontra o endereço de todas as unidades e pode encontrar a mais próxima de você.
Aposentadoria da Previdência Social
A aposentadoria da Previdência Social é um grande benefício para todos os cidadãos brasileiros. Com a mudança das regras da aposentadoria os jovens precisam começar a contribuir ainda mais cedo para conseguirem se aposentar em uma idade adequada.

Aposentadoria um Direito do Trabalhador Registrado
A previdência social garante a todo trabalhador, que com base na legislação, contribui para a previdência durante o tempo necessário para sua aposentadoria.
Com a nova regra do INSS prevê que no futuro mais trabalhadores poderão se aposentar, pois vai garantir que o órgão permaneça proporcionando aposentadoria às futuras gerações.
Previdência Social Aposentadoria
A aposentadoria está em fase de mudanças, novas regras deverão ser estabelecidas assim que forem votadas no Congresso Nacional e ter a aprovação do Presidente da República. As mudanças ocorrem no tempo de contribuição para receber os benefícios de acordo com o tipo de aposentadoria. É importante lembrar que a Previdência Social também pode ser solicitada em casos de doença, invalidez, morte, gravidez e desemprego.
Tem direito a Previdência Social todo cidadão que contribui para a mesma.
Previdência Social Auxílio Doença
O auxílio doença pode ser requerido quando o trabalhador encontra-se incapacitado de trabalhar ou exercer a sua função.
Previdência Social Agendamento
O agendamento da Previdência Social pode ser feito ligando para o número 135 ou através da internet pelo site https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/agenda/. Esses serviços facilitam para quem precisa usá-lo e também para a Previdência poder se organizar para atender a todas as solicitações.
Previdência Social Telefone
Se o cidadão não tem acesso à internet ou não sabe como fazer para agendar um atendimento poderá ligar do telefone celular ou de um telefone fixo para o número 135, basta digitar os três números que logo em seguida será atendido, mas é preciso ter em mãos o número do benefício, a identidade e o CPF.
Previdencia.gov.br Resultado de Perícia
Assim que a perícia é feita o cidadão poderá acompanhar o resultado através do site da previdência, basta clicar no link previdência.gov.br e selecionar o tipo de situação se é acompanhar pedido ou benefício por incapacidade: resultado.
Previdência Social Resultado de Pericia
Hoje em dia é possível o cidadão acompanhar o resultado de perícia pela internet, bem como o pedido de benefício e requerimento. O site é o mesmo citado no parágrafo acima, caso tenha alguma dúvida quanto a sua pesquisa, também poderá ligar para o número 135 onde obterá todas as informações necessárias esclarecendo todas as suas dúvidas.
Previdência Social Natal RN
Na cidade de Natal RN estão funcionando vários postos de atendimento do INSS, com o objetivo de melhorar a vida da população que necessita dos serviços sociais, tanto jovens, quanto idosos. A unidade de Natal encontra-se no seguinte endereço: Rua Apodi 2150- Natal-RN, telefone do INSS Natal para contato: 84 3216-5000.
Para obter atendimento acesse o site da Receita Federal do estado e faça um agendamento assim você evita entrar em filas e ficar esperando o atendimento.
Previdência Social Campos do Jordão
Se você mora em Campos do Jordão e quer contribuir para o INSS pode obter informações através do atendimento por telefone no número (12) 3662-1845. O endereço da Agência da Previdência Social de Campos do Jordão é o seguinte: Endereço: AV. Frei Orestes Girardi, 1805 – BAIRRO: VILA ABERNESSIA – CEP: 12460-000 – CAMPOS DO JORDAO – SP. Endereço de E-mail: [email protected]. O horário de funcionamento da agência é a partir das 8h até as 18h.
Na previdência Social de Campos do Jordão você encontra todos os tipos de serviços disponibilizados nas agências em todo o país. Procure a unidade mais próxima e obtenha atendimento.
Recomendados para você:
-
Mulher recuperou auto estima e eliminou os FOGACHOS!
-
SEM LIMITES: Conheça a polêmica pílula que aumenta a inteligência!
-
Simone e Simaria Descobriram Como Manter A Pele Lisinha, Sem Rugas, Linhas de Expressão e Manchas! VEJA!
-
Veja como o emprego temporário pode contar na hora de se aposentar
-
Inss consulta São Paulo SP
-
Saiba como Fazer a Simulação do Cálculo da Renda Mensal
-
Incrível! Mulher Elimina Gordura pelas fezes e fica Irreconhecível!
-
POLÊMICA! Mulher Descobre Capsula de Botox!
-
O que as Celebridades Fazem para Manter os Cabelos Lindos e Fortes? CONFIRA
-
Como Funciona o INSS para Trabalhador Autônomo
-
Qual o Telefone para Agendar Perícia no INSS
-
O que é Desaposentação?
-
A MENOPAUSA não atrapalha a minha vida amorosa. Veja como...